Carregando...

17/03/2023

Expectativa de crescimento para o setor atacadista e distribuidor

Com o objetivo de entender as demandas e expectativas dos representantes dos setores que formam o Sincades, a entidade conversou com alguns associados. Para os empresários, a previsão é de crescimento dos negócios neste ano. Veja a opinião de alguns dos representantes dos segmentos que formam o Sincades.


“Minha expectativa é que, em 2023, possamos ter crescimento de faturamento de 30% na Comercial Diskpan, como atingimos em 2022. Quanto ao setor mercearil no Estado, também estamos com expectativa de crescimento, porque, neste ano, trouxemos mais uma indústria para a região, a Emulsint, e estamos muito bem no mercado”.

Ademar Pin, diretor administrativo/financeiro da Diskpan e representante do setor mercearil


“Esperamos, para o setor de material de construção, que tenhamos um 2023 próximo de 2022, mantendo o bom ano que foi em 2022. Além disso, aguardamos para saber como o governo federal vai se posicionar sobre essa taxa de juros alta. Esperamos que o governo consiga criar estabilidade que propicie a redução dos juros”.

Carlos Antonio Marianelli, sócio-diretor da Composé Revestimentos e Acabamentos e representante do setor de material de construção


“Para 2023, estamos prevendo crescimento de 20% na Eletrosolda, devido a investimentos que temos feito na empresa. Para o segmento, acredito ser de 3%, porque o mercado está parado e aguardando governo federal sinalizar na economia com a redução de juros”.

Carlos José Domingues, diretor da Eletrosolda Logística e importação, representante do segmento de ferramentas


“Continuamos trabalhando fortemente para a manutenção da nossa fatia de mercado, proporcionando o crescimento do Espírito Santo. O empreendedor deve colocar suas visões de longo prazo e não ter medo de assumir riscos. Momentos como o que a economia passa atualmente não são fáceis, pois exigem do profissional incansável trabalho e ética. Você não encontrará um empresário bem-sucedido que não tenha essa atitude”.

Cesar Bressan, diretor comercial da Bressan Distribuidora e representante do segmento de autopeças


“Estamos muito animados em relação à nossa empresa, pois temos conseguido nos diferenciar enquanto distribuidor no segmento hospitalar por meio de nossa prestação de serviços. O que nos preocupa é o fato de não estar claro como o governo federal irá se comportar como agente na economia do País e com uma possível elevação dos impostos, que retarda o desenvolvimento das empresas, a geração de empregos e renda e afasta os investidores”.

Edson Bispo dos Santos, diretor financeiro da Concept Comércio de Produtos Hospitalares e representante do setor de medicamentos


“Se, por um lado, o ambiente no país e no mundo é de cautela, por outro, o empresário não pode deixar de investir em inovação, serviços e soluções sustentáveis, pois o Brasil ainda é um país de oportunidades. Nossa expectativa na empresa é crescer acima da média, capacitando nosso pessoal, desenvolvendo o portfólio de transmissão de potência e conquistando novos nichos e clientes”.

Leonardo Lúcio, diretor de diretor de Planejamento e Marketing da Lúcio’s Rolamento e representante do setor de autopeças


“O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil pode crescer em torno de 3%. Em 2022, houve 3,5% de crescimento. Uma das preocupações do segmento está na insegurança jurídica. Para nós, da Belmax, o planejamento para 2023 é ampliar os negócios em 15%, apesar das dúvidas geradas pelo governo federal, principalmente em relação a impostos”.

Malsimar Lucio Malacarne, presidente da Belmax Comercial e representante de cosméticos e perfumaria


“Até o momento, as vendas seguem firmes, boas como em 2022. O nosso setor tem se favorecido das sucessivas quedas das vendas de veículos novos, que fazem a frota envelhecer e mantêm os veículos mais tempo com o primeiro ou segundo proprietários, que sempre têm maior poder aquisitivo e se preocupam com a manutenção dos veículos. Mas vejo o momento com cautela, devido a incertezas na área econômica do governo federal. Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém”.

Marcelo Bressan, diretor da BAP - Bressan Auto Peças e representante do setor de autopeças


“Há a possibilidade de crescimento baixo neste ano no país, mas, como todo brasileiro, temos de ser positivos, criativos e inovadores em nossos negócios. O setor de armarinhos envolve muito a criatividade de nossos clientes. Temos produtos que podem aumentar a renda das pessoas ou até mesmo iniciar um bom negócio para elas”.

Marisa Kunzler, proprietária da Kapiuxa Atacado e Varejo e representante do setor de armarinho


“As expectativas são de um ano mais retraído com crescimento tímido em relação aos últimos anos, porém é um mercado que vem se reinventando, com papelaria criativa e tendências on-lines, ao qual estamos bem inseridos. Continuaremos firmes nos investimentos, assim como fazemos todos os anos, seguindo forte no mercado a fim de que, mesmo se o mercado não crescer, nossa share aumente”.

Paulo Filho, diretor administrativo do Atacado São Paulo e representante do setor de papelaria


“Este ano será um período de cautela, por conta da instabilidade política e econômica. Em 2022, o mercado brasileiro de tintas encolheu 5%. A previsão da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) neste ano é de cair 2%”.

Vinicius Ventorim, diretor-executivo da Politintas e representante no segmento de tintas